Ao analisar a população brasileira, vemos que as minorias (grupos marginalizados na sociedade) ainda ocupam poucos espaços políticos, sendo menos representadas e, por consequência, menos ouvidas. É nesse momento que entra o lugar de fala.
A filósofa Djamila Ribeiro explica que essa hierarquia estruturada na sociedade faz com que as produções intelectuais, saberes e vozes desses grupos sejam tratadas de modo inferior, fazendo com que as condições estruturais os mantenham em um lugar silenciado.
Sendo assim, a ideia do lugar de fala tem como objetivo oferecer visibilidade a sujeitos cujos pensamentos foram desconsiderados durante muito tempo. Dessa forma, ao tratarmos de assuntos específicos a um grupo, como racismo e machismo, pessoas negras e mulheres devem possuir, respectivamente, lugar de fala. Isto é, podem oferecer uma visão que pessoas brancas e homens podem não ter. Desse modo, o microfone é passado para as pessoas que realmente vivenciam aquela realidade.
Isso não significa que quem não faz parte daquele grupo não pode expressar sua opinião, entretanto, o ideal é abrir espaço para aprender, entender e respeitar o que aquele grupo está tentando dizer.
(fonte: politize.com.br)
💚💚💚
Este conceito "LUGAR DE FALA", que se popularizou com Djamila Ribeiro, merece nossa atenção mais apurada. Para isso, assista a um fragmento do programa "Saia Justa", da GNT, em que tal tema foi discutido, há exatos três anos.
💚💚💚
Agora, leia esta matéria publicada ontem, no UOL, para solidificar seus pensamentos sobre o assunto.
"Lugar de fala significa o quê?"
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/11/03/lugar-de-fala-significa-o-que-so-pessoas-negras-tem-lugar-de-fala.htm
💚💚💚
Um vídeo "fechando" esta aula!
💚💚💚
Agora, desenvolva um texto em que apresente o que aprendeu a partir das referências acima.
💚💚💚
Bom trabalho aí! Professora Lou
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por interagir comigo!