Dia 36/150: Funções da Linguagem (parte III) - Exercícios

 

            Oi, pessoal. Hoje, vamos concluir nossos estudos sobre Funções da Linguagem. Após uma videoaula e um texto teórico, estamos aptos a fazer exercícios.




            Roteiro de hoje:

        1) Resolver os exercícios propostos abaixo, consultando as duas aulas de semanas anteriores, se necessário. Meta: acertar todos.


                                    Bom trabalho aí!


                                                                                 💜💜💜

            

1) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

          DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


Predomina no texto a função da linguagem:

A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

                                                                              💜💜💜

2) Desabafo

    Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segundafeira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.

                                        CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois

  1. a) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
  2. b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
  3. c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
  4. d)o referente é o elemento que se sobressaem detrimento dos demais.
  5. e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.


                                                                       💜💜💜

3) 

Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por

  1. a) tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.
  2. b) enfatizar a percepção subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.
  3. c) apontar para o estabelecimento de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor e o livro.
  4. d) fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.
  5. e) retratar as etapas do processo de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.


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4) O Instituto de Arte de Chicago disponibilizou para visualização on-line, compartilhamento ou download (sob licença Creative Commons), 44 mil imagens de obras de arte em altíssíma resolução, além de livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte.


Para o historiador da arte, Bendor Grosvenor, o sucesso das coleções on-line de acesso aberto, além de democratizar a arte, vem ajudando a formar um novo público museológico. Grosvenor acredita que quanto mais pessoas forem expostas à arte on-line, mais visitas pessoais acontecerão aos museus.

A coleção está disponível em seis categorias: paisagens urbanas, impressionismo, essenciais, arte africana, moda e animais. Também é possível pesquisar pelo nome daobra, estilo, autor ou período. Para navegar pela imagem em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de zoom. Para fazer o download, disponível para obras de domínio público, é preciso utilizar a seta localizada do lado inferior direito da imagem.

Disponível em: www.revistabula.com. / Acesso em: 5 dez. 2018 (adaptado).

 A função da linguagem que predomina nesse texto se caracteriza por
a) evidenciar a subjetividade da reportagem com base na fala do historiador de arte.
b) convencer o leitor a fazer o acesso on-line, levando-o a conhecer as obras de arte.
c) informar sobre o acesso às imagens por meio da descrição do modo como acessá-las.
d) estabelecer interlocução com o leitor, orientando-o a fazer o download das obras de arte.
e) enaltecer a arte, buscando popularizá-la por meio da possibilidade de visualização on-line.

                                               💜💜💜

5)   Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática

Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto

a) ressaltar a importância da intertextualidade

b) propor leituras diferentes das previsíveis

c) apresentar o ponto de vista da autora.

d) discorrer sobre o ato de leitura.

e) focar a participação do leitor.

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6) O telefone tocou.
— Alô? Quem fala?
— Como? Com quem deseja falar?
— Quero falar com o sr. Samuel Cardoso.
— É ele mesmo. Quem fala, por obséquio?
— Não se lembra mais da minha voz, seu Samuel?
Faça um esforço.
— Lamento muito, minha senhora, mas não me lembro. Pode dizer-me de quem se trata?

(ANDRADE, C. D. Contos de aprendiz. Rio de Janeiro: José Olympio, 1958.)

Pela insistência em manter o contato entre o emissor e o receptor, predomina no texto a função

a) metalinguística.
b) fática.
c) referencial.
d) emotiva.
e) conativa.

                                                💜💜💜
7) 

Observe a gravura de Escher:Ne linguagem verbal. exemplos de aproveitamento de recursos equivalentes aos da gravura de Escher encontramos  com frequência
A) nos jornais,  quando o repórrter registra uma ocorrência que lhe parece extremamente intrigante
B) nos textos publicitários, quando se comparam dos produtos que tem a mesma utilidade.
C) na prosa cientifica, quando o autor descreve com isenção  e distanciamento a experiência de que trata
D) na literatura,  quando o escritor se vale das palavras para expor procedimentos construtivos do discurso
E) nos manuais de instrução, quando se organiza com clareza uma
determinada sequência de operações

                                                💜💜💜

Gabarito: 1e / 2b / 3d / 4c / 5d / 6b /7d


                                Ate amanhã! Professora Lou





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