Dia 28/150: A Arte de Picasso no ENEM

 

            Oi, pessoal. Ontem escrevemos, hoje vamos resolver exercícios sobre a arte de Picasso , no ENEM.







         Roteiro de hoje (dia 28/150): 

          1) Resolver os exercícios abaixo, todos eles já cobrados no ENEM, sobre a linguagem não-verbal do artista Pablo Picasso, que já conhecemos em uma aula anterior aqui no blog. Meta: acertar 6 



💙💙💙






1) O pintor espanhol Pablo Picasso (1881–1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apre - senta elementos plásticos identificados pelo

  1. A
     

    painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.

  2. B
     

    horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.

  3. C
     

    uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.

  4. D
     

    esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.

  5. E
     

    uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.


                                                                               💙💙💙






2) O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela

  1. A
     

    pintura de modelos em planos irregulares.

  2. B
     

    mulher como temática central da obra.

  3. C
     

    cena representada por vários modelos.

  4. D
     

    oposição entre tons claros e escuros.

  5. E
     

    nudez explorada como objeto de arte.

                                                                                        💙💙💙

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3)  Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da
a) reciclagem da matéria-prima original.                                   b) complexidade da combinação de formas abstratas             c) perenidade dos elementos que constituem a escultura.   d) mudança da funcionalidade pela integração dos objetos   e) fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.
                                                                                        💙💙💙


4) Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que
a) dispensa a representação da realidade.
b) agrega elementos da publicidade em suas composições.
c) valoriza a composição dinâmica para representar movimento.
d) busca uma composição reduzida e seus elementos primários de forma.
e) explora a sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos.

 💙💙💙




5) As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à


A máscara remete à

a) preservação da proporção.

b) idealização do movimento.

c) estruturação assimétrica.

d) sintetização das formas.

e)valorização estética.


                                                                                     💙💙💙



6) Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica,  painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada noperíodo de carnaval, recebe destaque a figura do carro,elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar

a) uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.                                                                   b) uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.                                                                               c) um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.                                                                 d) uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.                                                                 e) uma expressão polissêmica, “quadro dramático”,remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.

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7) As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma
                                                                                 💙💙💙

Gabarito: 1a / 2a / 3d / 4e / 5d / 6e / 7e


Até amanhã! Professora Lou





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