Oi, pessoal. Pelos fragmentos incríveis de Machado de Assis lidos ontem, podemos perceber como ele usava muito bem nosso idioma. E você? Conhece também a estrutura da Língua Portuguesa para bem usá-la na hora de ler e escrever?

Roteiro de hoje (dia 8/150):
1) Ler a introdução ao assunto abaixo;
2) Assistir ao vídeo do professor Jairo Beraldo, do Brasil Escola, sobre "Como estudar Gramática para o Enem?" Aqui você já terá alguns exercícios comentados para ir se familiarizando com esta área de estudo da língua.
Bom trabalho aí!
Já faz algum tempo que a abordagem sobre regras gramaticais nos vestibulares sofreu alterações consideráveis: antes, as questões surgiam de maneira descontextualizada, cobrava-se o mero conhecimento das normas; hoje a Gramática aparece inserida em textos de diferentes gêneros. Isso aconteceu porque, mais do que conhecer as regras, o candidato deve saber aplicá-las e compreendê-las, e não apenas decorá-las.
No Enem, a Gramática está diluída em questões sobre interpretação de textos verbais ou não-verbais. Questões envolvendo nomenclaturas sintáticas certamente não caem na avaliação de Linguagens e Códigos, basta analisar todas as provas do Enem desde sua implantação em 1998. Isso não quer dizer que você não precise estudar as regras da língua, mesmo porque conhecer a norma culta é indispensável na hora de escrever a redação.
Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=125&v=QZ-aoDtAKUQ&feature=emb_logo
Até amanhã! Professora Lou

Ana Carolina
ResponderExcluirPriscila
ResponderExcluir