Dia 13/150: O folclore no ENEM

 

         Oi, pessoal. O carnaval, tema do conto de Clarice Lispector que lemos ontem, é uma manifestação folclórica brasileira. 

        Vocês, candidatos ao ENEM,  já sabem o quão variadas podem ser as questões apresentadas na prova de Linguagens e um dos temas frequentes, todos os anos,  são as  manifestações culturais,  como é o caso do folclore, celebrado neste mês de agosto.

         Sendo o Brasil um país com dimensões continentais, que possui uma vastidão de culturas e costumes, é esperado que o folclore transmita tamanha diversificação, influenciada pelos povos indígenas, portugueses e africanos que nos constituíram.

         É importante ressaltar que os elementos componentes do folclore, como lendas, festas, mitos, danças e brincadeiras,  possuem relevância para a construção da identidade de um povo, visto que retratam a cultura passada de geração para geração, representando as tradições típicas de determinados grupos sociais, geralmente por via oral.

 

DESTINOS DO FOLCLORE BRASILEIRO - Blog 123Milhas



        Roteiro de hoje (dia 13/150): 

      1) Resolver as questões propostas abaixo, todas elas pertinentes a esta temática, como meta de acertar todas. 

                                                            Bom trabalho aí!


💙💚💛💜

 

1) O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho,  Conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria cultura.

 

     (BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007)

 

As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, sendo obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira

 

a)    o Bumba-meu-boi, que é uma dança teatral onde personagens contam uma história envolvendo crítica social, morte e ressurreição.

b)    a Quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.

c)    o Congado, que é uma representação de um reinado africano onde se homenageia santos através de música, cantos e dança.

d)    o Balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais para contar uma história em forma de espetáculo.

e)    o Carnaval, em que o samba derivado do batuque africano é utilizado com o objetivo de contar ou recriar uma história nos desfiles.

 

 

                                                                            💙💙

 

 2) A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos.


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: 2009 (adaptado)

 

A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, a dança revela:


a)    manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo.

b)    aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos históricos

c)     acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos políticos.

d)    tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são classificadas em um ranking das mais originais.

e)     lendas, que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para a vivência lúdica de um povo.


                                         💙💙

 

 3) A porca e os sete leitões: É um mito que está desaparecendo, pouca gente o conhece. É provável que a geração infantil atual o desconheça. (Em nossa infância em Botucatu, ouvimos falar que aparecia atrás da igreja de São Benedito no largo do Rosário.) Aparece atrás das igrejas antigas. Não faz mal a ninguém, pode-se correr para apanhá-la com seus bacorinhos que não se conseguirá. Desaparecem do lugar costumeiro da aparição, a qual só se dá à noite, depois de terem “cumprido a sina”.

       Em São Luís do Paraitinga, informaram que se a gente atirar contra a porca, o tiro não acerta. Ninguém é dono dela e por muitos anos apareceu atrás da igreja de Nossa Senhora das Mercês, na cidade onde nasceu Oswaldo Cruz.

(São Paulo: Martins Fontes, 2004)

Os mitos são importantes para a cultura porque, entre outras funções, auxiliam na composição do imaginário de um povo por meio da linguagem. Esse texto contribui com o patrimônio cultural brasileiro porque

A.   a) preserva uma história da tradição oral.

B.   b) confirma a veracidade dos fatos narrados.

C.   c) identifica a origem de uma história popular.

D.   d) apresenta as diferentes visões sobre a aparição.

E.   e) reforça a necessidade de registro das narrativas.


💙                                                        💙💙

 

4) É dia de festa na roça. Fogueira posicionada, caipiras arrumados, barraquinhas com quitutes suculentos e bandeirinhas de todas as cores enfeitando o salão. Mas o ponto mais esperado de toda a festa é sempre a quadrilha, embalada por música típica e linguajar próprio. Anarriê, alavantú, balancê de damas e tantos outros termos agitados pelo puxador da quadrilha deixam a festa de São João, comemorada em todo o Brasil, ainda mais completa.

Embora os festejos juninos sejam uma herança da colonização portuguesa no Brasil, grande parte das tradições da quadrilha tem origem francesa. E muita gente dança sem saber.

As influências estrangeiras são muitas nas festas dos três santos do mês de junho (Santo Antônio, no dia 13, e São Pedro, no dia 29, completam o grupo). O “changê de damas” nada mais é do que a troca de damas na dança, do francês “changer”. O “alavantú”, quando os casais se aproximam e se cumprimentam, também é francês, e vem de “en avant tous”. Assim também acontece com o “balancê”, que também vem de bailar em francês.

(SOARES, L. Disponível em: http://gazetaonline.globo.com. Acesso em: 30 jun. 2015 - adaptado)

Ao discorrer sobre a festa de São João e a quadrilha como manifestações da cultura corporal, o texto privilegia a descrição de:

A.   a) movimentos realizados durante a coreografia da dança.

B.   b) personagens presentes nos festejos de São João.

C.   c) vestimentas utilizadas pelos participantes.

D.   d) ritmos existentes na dança da quadrilha.

E.   e) folguedos constituintes do evento.

 

                                                💙💙

 

5)  Essa forma de dança social (folclórica) desenvolveu-se como parte dos costumes e tradições de um povo que expressa sua manifestação cultural. Transmitida de geração a geração, é uma das formas de dança mais antigas, datando desde a época das culturas tribais evoluídas que estabeleceram ligação com as grandes civilizações da história da humanidade. A principal característica dessa dança é a integração, socialização, prazer, divertimento, respeito aos costumes e tradições.

(HASS, A. N; GARCIA, A. Ritmo e Dança. Canoas: Ulbra, 2003)

As danças folclóricas, sendo uma expressão das diferentes manifestações da dança:

A.   a) distinguem-se das demais pelo refinamento técnico dos seus gestos e movimentos e pela complexidade dos seus elementos coreográficos.

B.   b) compreendem expressões culturais brasileiras diversificadas como o maracatu, o funk, a catira, o boi-bumbá, o hip hop e o baião.

C.  c) são contextuais, pois seus gestos e coreografias fazem referência a situações da vida cotidiana e/ou expressam visões de mundo de uma comunidade.

D.   d) possuem qualidades rítmicas e expressivas secundárias em relação aos significados sociais, culturais e representacionais.

E.   e) reforçam tendências de massificação social e de dispersão de sentidos da vida comunitária, favorecendo a universalização de valores culturais.

 

                                                   💙💙


6) Própria dos festejos juninos, a quadrilha nasceu como dança aristocrática. oriunda dos salões franceses, depois difundida por toda a Europa. No Brasil, foi introduzida como dança de salão e, por sua vez, apropriada e adaptada pelo gosto popular. Para sua ocorrência, é importante a presença de um mestre “marcante” ou “marcador”, pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores desenvolvem. Observa-se a constância das seguintes marcações: “Tour”, “En avant”, “Chez des dames”, “Chez des cheveliê”, “Cestinha de flor”, “Balancê”, “Caminho da roça”, “Olha a chuva”, “Garranchê”, “Passeio”, “Coroa de flores”, “Coroa de espinhos” etc.

     No Rio de Janeiro, em contexto urbano, apresenta transformações: surgem novas figurações, o francês aportuguesado inexiste, o uso de gravações substitui a música ao vivo, além do aspecto de competição, que sustenta os festivais de quadrilha, promovidos por órgãos de turismo.

(CASCUDO. L.C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Melhoramentos. 1976)

As diversas formas de dança são demonstrações da diversidade cultural do nosso país. Entre elas, a quadrilha é considerada uma dança folclórica por:

A.   a) possuir como característica principal os atributos divinos e religiosos e, por isso, identificar uma nação ou região.

B.   b) abordar as tradições e costumes de determinados povo ou regiões distintas de uma mesma nação.

C.   c) apresentar cunho artístico e técnicas apuradas, sendo também, considerada dança-espetáculo.

D.   d) necessitar de vestuário específico para a sua prática, o qual define seu país de origem.

E.   e) acontecer em salões e festas e ser influenciada por diversos gêneros musicais.

 

                                                                 💙💙




7) Cada região do país, por meio de suas danças populares, expressa sua cultura, que envolve aspectos sociais, econômicos, históricos, entre outros. As danças provocam a associação entre música e ritmo e o desenvolvimento de maior sensibilidade dos órgãos sensoriais. A ampliação da intensidade da audição aumenta a concentração, possibilitando o processo de transformação do ritmo musical em movimento espontâneo. Como exemplo de danças, tem-se o carimbó, na região Norte, e as danças gaúchas, na região Sul

Nesse contexto, as danças populares permitem a descontração, o desenvolvimento e o descanso por serem atividades lúdicas que:

A    a) promovem a interação, o conhecimento de diferentes ritmos e permitem minimizar o estresse da vida diária.

B  b) reduzem a participação, promovem competições em festivais e o conhecimento de outros ritmos.

C c) impedem a socialização de todos, reduzindo a expressividade, por exigir habilidades corporais e espontaneidade.

D  d) permitem o desligamento dos elementos históricos, relacionando-as com os movimentos políticos e sociais.

E   e) reduzem a expressão corporal e as experiências, por utilizarem símbolos de outras culturas.

 



                                   Gabarito: 1d / 2a / 3a / 4a / 5c / 6b/ 7a

  

       Até amanhã!  Professora Lou


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