Oi, pessoal. Aqui estamos a 150 dias do ENEM. Vamos nos preparar BEM para a prova de Linguagens deste tão importante exame?
Seja bem-vindo cada um de vocês a este meu projeto social. Vocês me honram com sua confiança! 💙
Roteiro de hoje (dia 1/150):
1) Ler com atenção o texto abaixo, sobre estrutura da prova, para entender como será feito nosso trabalho até janeiro;
2) Assistir ao vídeo complementar, de Leandro Karnal, sobre o "Poder do Hábito" em nossa vida. É com hábito de estudo diário por aqui e por outros meios que você alcançará o que tanto deseja.
Bom trabalho aí!
Se o ENEM já tem fama de conter textos longos, você pode imaginar como é a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Para se acostumar a este formato de questões, é imprescindível a rotina de treino. Assim você conseguirá administrar o tempo, adquirir “resistência” e não se dispersará durante a leitura, o que, sem dúvida, pode ser decisivo para seu bom resultado.
Também é importante saber como as 45 questões desta prova são distribuídas, em conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Arte, Educação Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Neste caso, auxilia-nos muito este gráfico do Guia do Estudante.
Interpretação de Texto: As questões de interpretação de textos são formadas por textos jornalísticos, literários, em verso, científicos, publicitários, crônicas, charges ou quadrinhos, imagens e músicas, ou seja, gêneros textuais variados.
Os veículos de jornalismo que costumam aparecer na prova são Folha de S. Paulo, Veja, Revista Superinteressante, Revista Época, Estado de S. Paulo e Revista Isto É. Já em relação aos autores literários, destacamos Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Mário de Andrade.
Nos textos em verso, costumam marcar presença Luís Vaz de Camões, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Drummond novamente. Já em relação às crônicas, destacamos Luís Fernando Veríssimo, Rubem Braga, Fernando Sabino e Rubem Alves.
Para resolver as questões que envolvem charges e cartuns, a dica é estudar as do Garfield, Calvin e Hobbes, Frank & Ernest, Turma da Mônica, Mafalda e Hagar – pois são as mais utilizadas no Enem.
Literatura: Além de estudar as características dos principais autores, a prova de Linguagens do Enem aborda muito os movimentos literários – Realismo, Romantismo, e, principalmente, o Modernismo.
Uso da língua: Quanto ao uso da língua, os conceitos gramaticais são sempre inseridos em um contexto. É importante entender a estrutura de orações coordenadas e subordinadas, pontuação, crase, concordância, regência, classes de palavras e seu processo de formação.
As variantes linguísticas neste país de tantas diversidades estão sempre presentes, assim como figuras de linguagem e funções da linguagem.
Tecnologias da Informação e Comunicação: Na grande maioria das questões de TICs , o assunto abordado é Função e Impacto das Novas Mídias nas relações na sociedade atual. Também aparecem questões sobre os Gêneros Digitais, que nada mais são do que "gêneros textuais" que surgiram devido aos avanços tecnológicos recentes.
Artes: Nas questões que enfocam artes, a Arte Contemporânea tem sido o tema predominante, a partir das Vanguardas Europeias e Semana de Arte Moderna. Também é válido saber sobre Arte na Pré-História e Renascimento Italiano. Para valorizar a cultura e a identidade brasileira, atenção ao Barroco em Minas e à arte e manifestações populares do país.
Educação Física: Baseando-se na ideia de que “o corpo tem linguagem própria”, os conteúdos mais cobrados sobre Educação Física no ENEM têm sido: padrão estético contemporâneo, modalidades esportivas, exercício físico e saúde; corpo e expressão artística, jogos e brincadeiras.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por interagir comigo!