Google homenageia os 98 anos de Clarice Lispector com um Doodle especial





Para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX, o Google  trocou, no dia 10/12/18,  seu tradicional logo por uma colagem feita à mão pela designer Mariana Valente, neta de Clarice.
Na imagem estática, a artista buscou contar parte da trajetória da avó. Há referências à Ucrânia, país de nascimento de Lispector, sua saída da Europa de navio como refugiada e a chegada ao quente  nordeste brasileiro. Há ainda detalhes sobre a vida da homenageada, como a marca do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um de seus lugares favoritos, uma barata escondida e o prédio onde ela começou seu primeiro emprego no centro do Rio.
Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Chechelnyk, Ucrânia, de onde fugiu ainda bebê com os pais e as duas irmãs, devido à perseguição religiosa no pós-Primeira Guerra Mundial. Após passarem pela Romênia e Moldávia, em 1922, conseguiriam passaportes válidos para a imigração ao Brasil, onde aportaram em Maceió, Alagoas.
Em 1929, a família se mudou para Recife, e, em 1935, para a cidade do Rio de Janeiro. Em uma época em que poucas mulheres cursavam o ensino superior, Clarice Lispector ingressou, em 1939, no curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, enquanto trabalhava como secretária em um escritório de advocacia e em um laboratório e também realizava tradução de textos científicos para revistas. Em 1940, aos 19 anos, publicou na revista Pan seu primeiro conto conhecido, “Triunfo”, no qual narra os pensamentos de uma mulher abandonada por seu companheiro.
Entre  romances, contos, crônicas e novelas, a obra de Clarice sempre tinha como principal característica as cenas cotidianas simples, porém com  tramas psicológicas e existenciais profundas.
Os títulos que mais marcaram a carreira da escritora foram “Perto do Coração Selvagem”, “Laços de família”, “A paixão segundo G.H.”, “A Hora da estrela” e “Um Sopro de vida”, sendo traduzidos para mais de 200 idiomas.
Aos 57 anos, no dia 9 de dezembro de 1977, às vésperas de seu aniversário, Clarice Lispector faleceu em decorrência de um câncer no ovário. Entretanto  seu trabalho é referência até hoje e, nos últimos anos, passou a dominar redes sociais, com a postagem de frases creditadas à escritora. Como é comum na Internet, muitas delas, porém, não foram escritas por ela, sendo recomendável pesquisar a autoria antes de compartilhar um texto atribuído à artista.

(Fonte: www.techtudo.com.br  - 10/12/18– adaptado)

Comentários